A importância da consulta de higiene oral

Se escolheu a Remiclínica como a sua clínica de Medicina Dentária, sabe que poderá encontrar uma solução integrada com as mais diversas especialidades interligadas entre si, nomeadamente a Higiene Oral que muitas vezes é descuidada, mas tem uma providencial importância por assentar sobretudo na prevenção - importante pilar a ter sempre em consideração no que diz respeito à saúde.

Assim, e segundo a Dra. Rita Cruz de Sousa, Higienista Oral na Remiclínica, a consulta de Higiene Oral “... assenta em 3 pilares - prevenção… diagnóstico… e... manutenção…”.

Ao realizar uma consulta de Higiene Oral a cada 6 meses, podemos identificar precocemente, por exemplo, doenças na gengiva (como é o caso de Gengivite e Doença Periodontal) ou mesmo cáries (muitas vezes na sua fase inicial), mantendo assim o seu sorriso vigiado.

Ainda segundo a Dra. Rita Cruz de Sousa, com o diagnóstico feito através de “...um exame minucioso da cavidade oral, recorrendo para isso também a meios auxiliares de diagnóstico como são o caso das radiografias…”, qualquer problema que possa surgir é detetado ainda na fase inicial, permitindo uma resolução mais eficaz e menos dispendiosa.

Além dos fatores já mencionados, não menos importante é o cuidado a ter na manutenção que consiste, como o próprio termo diz, na manutenção de tratamentos já efetuados. Cada vez são mais, por exemplo, os pacientes com próteses totais aparafusadas sobre implantes. Qual seria o desfecho se esses pacientes não fizessem consultas de manutenção regularmente?
Inevitavelmente, acabariam por perder os implantes com perdas significativas de saúde. Este é apenas um exemplo em como não basta “fazer” os melhores tratamentos. É de grande importância mantê-los por forma a garantir função, estética e saúde.

Convém ainda salientar outro importante detalhe, que é o fato de que aqui na Remiclínica, a consulta de Higiene Oral concentrar-se em duas componentes. A saber:

> A componente prática, que na realidade corresponde a todos os tratamentos que são feitos. De destacar que, invariavelmente, muitos associam a consulta de Higiene Oral a algum desconforto. Porém, na nossa clínica, a consulta de Higiene Oral é feita de acordo com o Protocolo GBT – Guided Biofilm Therapy – um método inovador e recente, praticado apenas por Higienistas com formação específica e certificada com um mecanismo no qual é possível, entre outras coisas, monitorizar a temperatura da água. Para além do processo ser mais rápido está, cientificamente comprovado, associado a uma maior eficácia e ao facto de ser praticamente indolor.

> A componente motivacional ou pedagógica que se traduz na ajuda aos pacientes através de ensinos teóricos e práticos para implementar melhorias na sua rotina de higiene oral no intuito de prezar ou restabelecer a sua saúde oral.

Não deixe de agendar a sua consulta pois como todos sabemos, sempre devemos dar prioridade à prevenção, evitando assim qualquer problema desnecessário.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 1530
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.