Trata-se de um tema que gera sempre muitas dúvidas, fruto dos dentes de leite virem a ser substituídos pelos permanentes, levando muitos pais a questionar por que razão um potencial procedimento ortodôntico nesta fase da vida da criança.

Vejamos então...

É possível usar aparelho dentário em dentes de leite? Se sim, porquê?

Sim, é possível.

Independentemente do tipo de aparelho, os aparelhos dentários podem ser utilizados a partir dos cinco ou seis anos de idade, principalmente com a função de prevenção, evitando assim que a dentição definitiva seja comprometida.

Aparelhos expansores de maxilares e removíveis intercetivos, por exemplo, de acordo com cada caso, são frequentemente usados na dentição de leite com o objetivo de preparar a boca da criança para a vinda dos dentes definitivos, isto quando é confirmado o diagnóstico de situações irreversíveis.

Por outro lado, os aparelhos ortodônticos fixos (os mais conhecidos), costumam ser utilizados já depois da erupção dos dentes definitivos.

Convém não esquecer que, apesar de se utilizarem aparelhos em dentes de leite, sejam eles de que tipo forem, a função preventiva dos mesmos só irá surtir efeito caso se dê continuidade ao trabalho depois dos dentes definitivos erupcionarem.

Por último, mais um conselho:
Acompanhe atentamente a dentição das crianças, visitando regularmente o Médico Dentista Odontopediatra evitando assim problemas desnecessários no futuro.

 

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 4286
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.