No universo da Medicina Dentária muitas vezes somos confrontados com alguns procedimentos que nos são totalmente desconhecidos fruto quer da sua complexidade quer mesmo pelo fato de serem pouco comentados. Um desses procedimentos é a Apicectomia. Sabe o que é? Não se preocupe, nós explicamos.

Referida também muitas vezes como cirurgia periapical, trata-se de um procedimento cirúrgico que se efetua ao nível do ápice da raiz dos dentes (término ou ponta das raízes), tendo como objetivo a remoção de lesões intraósseas de origem infecciosa que se formam junto a essa zona e que vão destruindo o osso maxilar ou mandibular.

Para além da remoção da lesão óssea periapical, é também seccionada e removida a ponta ou ápice da raiz.

Assim a apicectomia radicular é essencialmente considerada em dentes com uma só raiz, resultado do sucesso tender a ser bastante inferior em dentes com mais raízes fruto de uma dificuldade inerente.

Normalmente a evolução desta lesão é gradual e lenta nem sempre acompanhada de dor, pelo que muitas vezes apenas é diagnosticada através de exame radiológico.

Este é um procedimento cirúrgico particularmente indicado para situações de infeções persistentes já irreversíveis através de tratamentos mais conservadores, nomeadamente a desvitalização de dente.

Também é indicado para situações em que existem dilacerações nas raízes ou
perfurações no último terço das raízes, situações essas que colocam em risco o sucesso do tratamento endodôntico.

Sendo exequível, esta cirurgia constitui o último recurso para evitar a extração e consequente perda do dente.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 4702
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.