Antes de responder à pergunta, é importante entender como funciona o efeito do bicarbonato de sódio nos dentes.

Quando aplicado nos dentes, o bicarbonato pode remover alguns resíduos ou manchas causadas pelo consumo de café, chá ou tabaco, resultado da sua propriedade abrasiva, no entanto é importantíssimo salientar o fato de que apesar de ser utilizado por muitos pacientes, não existe um procedimento recomendado pelos profissionais para o uso do mesmo.

Por isso, todos aqueles que o utilizam como a forma de branquear os dentes poderão causar sérios problemas à sua saúde oral.

Algumas das consequências do uso indevido de bicarbonato de sódio:

• Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente em soluções caseiras irá provocar um severo desgaste do esmalte. Dessa forma, este processo pode causar sensibilidade dentária, dor ao escovar e aumentar a probabilidade de contrair cáries.
  • Poderá também afetar as gengivas de uma forma negativa, irritando-as.
  • Sendo o flúor essencial para proteger os dentes de cáries e fortalecer o esmalte, uma pasta dentífrica criada a partir de bicarbonato de sódio não possui flúor (ou em quantidade muito baixa) - razão pela qual jamais deverá substituir a pasta de dentes normal.

Deseja remover as manchas ou pigmento dos seus dentes de forma segura?

A melhor solução é definitivamente uma ida à consulta com o Médico Dentista ou Higienista Oral para avaliar os tratamentos disponíveis e identificar produtos especializados, com menos riscos associados.

É de notar que, eventualmente, aquando da profilaxia, um dos pós que poderão ser usados na cavidade oral contenha bicarbonato de sódio. No entanto, esse tipo de pó (que raramente é usado, só em casos muito específicos) é apropriado aos tecidos moles como mucosa e gengiva e ao próprio esmalte configurando pequeníssimas partículas, entre outros constituintes.

Os tratamentos realizados em clínica atuam diretamente sobre os pigmentos que alteram a cor dos dentes e não sobre o esmalte, não sendo corrosivos como o bicarbonato “caseiro”.