O termo cirurgia oral ainda continua a gerar algum receio quando o seu Médico Dentista lhe fala nele, no entanto estas são bastante comuns na área da medicina dentária, sendo sempre realizadas com recurso a anestesia, portanto, o normal será a ausência de dor aquando da intervenção.

No entanto, torna-se imprescindível seguir todas as instruções de seu médico em relação aos cuidados a ter no antes e pós cirurgia. 

Preparação para a cirurgia oral

Antes de ser realizada a cirurgia, seja ela para remoção de dente de siso incluso, corrigir uma deformação ou colocar um implante dentário esta deve ser previamente discutida com o seu médico dentista onde terá a oportunidade de colocar todas as questões que tiver em relação à cirurgia e também esclarecer as suas dúvidas, assim como fazer uma consulta de avaliação para perceber qual o melhor tratamento a seguir no pré e pós operatório. 

No que respeita aos preparativos para a intervenção, o paciente deve “...alimentar-se bem…” para a cirurgia, tal como nos diz o Prof. Dr. Vítor Tavares ( Cirurgia Oral na Remiclínica ), assim como deve falar com o médico sobre a necessidade de pré medicação para facilitar a intervenção e o pós operatório. Muito importante também, e segundo o Prof. Dr. Vítor Tavares “...evitar ver vídeos de cirurgias orais…” pois facilmente estas cirurgias impressionam as pessoas mais suscetíveis. Deve também evitar o consumo de álcool e tabaco.

No dia da intervenção

É importante explicar todo o processo que envolve a cirurgia ao paciente, para que de alguma forma o mesmo se possa tranquilizar e sentir confiança na equipa médica, pois é perfeitamente normal e aceitável que no dia da cirurgia o paciente demonstre alguma ansiedade e até um certo nervosismo. 

No dia da cirurgia, também aconselhamos sempre que o paciente esteja acompanhado de alguém da sua confiança, para ouvir as recomendações do médico e acompanhá-lo no final.

A importância do Pós-cirúrgico

Nos cuidados pós-operatórios assume-se uma função preventiva, de forma a evitar possíveis complicações. Por essa razão, devem ser seguidos cuidados especiais para diminuição do desconforto e para ajudar a acelerar o processo de cicatrização tais como tomar a medicação tal como  indicação do médico, manter a cabeça sempre elevada, ter uma alimentação à base de líquidos e frios (sumos, batidos, gelados ou gelatinas) e não ingerir alimentos sólidos e quentes no primeiro dia ( na primeira semana é importante mastigar devagar), colocar gelo na área intervencionada  pois ajuda a reduzir o edema e auxilia a cicatrização ( muito muito importante segundo o Prof. Dr. Vítor Tavares ), não bochechar com água ou outro medicamento e ainda fazer a higiene oral normalmente, escovando os dentes sem tocar na área intervencionada,

Evitar fazer esforço físico e expor-se ao sol assim como não fumar ou não ingerir bebidas alcoólicas são fatores a ter em conta.

Em suma, torna-se bastante importante desmistificar a cirurgia, as indicações do médico dentista são essenciais para que o tempo de recuperação seja o mais curto possível, sendo que a mesma depende em grande parte do paciente.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 9373
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.