Como todos nós sabemos, a desvitalização (ou tratamento de canais) consiste num processo de “limpeza” da estrutura dentária por dentro e respetiva remoção dos tecidos infetados, isto falando de modo muito simplista.

Embora seja um tratamento cada vez mais comum e sem qualquer tipo de dor para o paciente, está quase sempre associado a uma dúvida que é a de quanto tempo poderá durar um dente desvitalizado? 

A resposta é simples mas subjetiva - DEPENDE.

Cada caso é um caso e vários fatores influenciam a resposta. Destacamos:

  • Como se encontra o dente aquando do início do procedimento 

Quanto pior for o estado inicial do dente, no momento em que é desvitalizado, menos estrutura dentária terá, por essa razão, a expectativa de durabilidade do mesmo diminui.

  • Tipo de restauração

Saber se a reabilitação é indireta ou direta ou mesmo se é necessário aplicar uma coroa ou não, são também fatores com peso na durabilidade. Muitas vezes, após o tratamento, optamos por recorrer à prótese fixa como overlays, por exemplo, tornando o dente mais forte.

  • Higiene Oral

Tudo o que acontece na sua boca sempre vai depender do seu nível de higiene oral e neste caso a condição mantêm-se. A higiene oral da sua boca inclusive desse dente, apesar de ser normal e igual à de um dente normal, deve ser feita todos os dias e seguindo as recomendações clínicas.

Em teoria, dentes que preservem muita estrutura inicial e que tenham sido reabilitados com uma restauração indireta ou coroa poderão manter-se bem durante bons anos, por outro lado, dentes com muita perda dentária terão naturalmente mais dificuldade em suportar uma restauração ao longo do tempo.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 3521
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.