Pode o estado dos meus dentes afetar o meu rendimento desportivo?

Caso acompanhe o mundo do desporto, com certeza já ouviu notícias com situações em que os resultados desportivos ficaram aquém do desejado sem que para isso haja “publicamente” uma justificação válida.

E se lhe dissermos que a causa ou as causas desse insucesso podem estar diretamente relacionadas com a saúde oral do atleta?

Efetivamente, está provado cientificamente que o estado da nossa boca influencia a nossa performance de diversas formas, podendo inclusivamente gerar lesões musculares.

Passemos então às possíveis causas do problema:

• Infeções dentárias - Provocam dor e desconforto, podendo atingir outros órgãos, articulações e tendões, ou até mesmo o sono, diminuindo a concentração influenciando negativamente o rendimento desportivo em até cerca de 22%;
  • Cáries - não sendo tratadas assim que surgem, podem gerar infeções e lesões complicando também a sua recuperação;
  • Mau hálito – Sabemos que afeta a autoestima e o bem-estar de qualquer pessoa e o desportista, seja ele de alta competição ou não, não foge à regra;
  • Dentes do siso – Sabemos que os dentes do siso “são especiais”, surgem habitualmente na idade em que os atletas apresentam maior rendimento desportivo, e por essa razão, se não forem considerados de forma cuidada, afetam negativamente o seu desempenho;
  • Periodontite – Doença gengival que facilita a propagação de bactérias para outras zonas do corpo, nomeadamente para as articulações e até mesmo para o coração. Além disso, dificulta todo o processo de recuperação de lesões;
  • Bruxismo – Ao ranger os dentes irá provocar desgaste dos dentes, causando também sobrecarga muscular e dores de cabeça;
  • Má oclusão – Ao não existir uma correta relação entre os dentes do maxilar superior e inferior, irá surgir dificuldade na mastigação e um consequente menor aproveitamento nutricional dos alimentos assim como desequilíbrios na articulação e assimetrias musculares, que condicionam o comportamento dos restantes músculos.

Praticando desporto seja ele por lazer ou por competição, procure tirar o máximo rendimento do mesmo, não esquecendo para isso que é fundamental manter uma higiene oral correta e completa, por forma a não afetar o seu rendimento desportivo.