Desvitalização - o que é e como é feita?

De um modo simples, o tratamento endodôntico (vulgarmente conhecido como desvitalização dentária) é um procedimento microcirúrgico que consiste numa, podemos dizer de forma simplista, limpeza interna do dente, que consiste na remoção dos tecidos infectados ou danificados e respetiva descontaminação. É um procedimento que quase sempre requer o uso de microscópio.

Este tratamento poderá ser necessário quando estamos perante um dente com uma lesão por cárie muito extensa originando infecções devido ao contacto com bactérias.

Como o dente consegue desempenhar as suas funções sem estes tecidos “mais internos”, são substituídos por um material biocompatível sendo assim possível evitar extrações desnecessárias e preservar o dente natural dos pacientes.

A desvitalização, "... pode ser feita numa só consulta, se não há lesão extensa em redor da raíz do dente ... mas na maioria das vezes divide-se em 2 sessões ..." como afirma o Dr.Fernando Albuquerque, Médico Dentista na Remiclínica.

Mas afinal o que é o canal no dente?

O canal no dente, situa-se ao longo do interior da raiz, desde o seu ápice (término da raiz), até à câmara pulpar (“coração” do dente) situada já no interior da coroa dentária.

É neste espaço que ao se efetuar este tratamento conhecido como desvitalização, são removidos os “componentes” do dente que nutrem e mantêm o dente vital, tornando então o dente “sem vida”. No entanto, apesar do dente ficar “sem vida”, o mesmo irá manter as suas normais funções na mastigação, só que agora livre de bactérias e infecções.

Consoante o tipo de dentes, pode existir um ou vários canais para efetuar o procedimento, pois o número de raízes dos dentes também difere.

Incisivos e caninos normalmente só possuem uma raíz, logo só um canal.

Pré-molares e molares é normal terem mais que uma raíz, logo mais que um canal.

Numa desvitalização, qual o procedimento?

O processo, de forma geral, passa por duas fases:

> Limpeza e desinfeção - onde os canais são limpos e descontaminados com
instrumentos e materiais próprios para o efeito, com recurso ao microscópio óptico;

> Preenchimento onde o espaço que foi limpo e desinfetado é preenchido com um material biocompatível (obturação) e selado com um cimento adequado para este tipo de tratamentos.

Terminada a desvitalização propriamente dita, o trabalho apenas é dado por terminado depois de ser realizada a restauração necessária no dente, o qual pode incluir prótese fixa – dependendo dos casos – como coroa, onlay, inlay.

“... Depois de desvitalizado e terminado o tratamento de endodontia, é feita a restauração do dente. O dente já se torna um pouco mais resistente e as pessoas passam a fazer a sua vida normal…” afirma o Dr. Fernando Albuquerque.

Contudo, e citamos o mesmo médico, “...aconselhamos na grande maioria das vezes a esse dente ser todo coberto por uma coroa em cerâmica, com o objetivo de proteger, aumentar a resistência e aumentar a longevidade dessa peça dentária…”.

Desvitalização em dentes de leite e grávidas

A desvitalização de dentes de leite nas crianças também é possível e aconselhado em determinadas circunstâncias em detrimento da extração.

À desvitalização de um dente de leite na criança dá-se o nome de Pulpectomia, e tal como na dentição definitiva, existem dentes de leite com um só canal e dentes com mais de um canal.

A desvitalização pode ser feita em mulheres grávidas?

Durante a gravidez, a mulher grávida pode fazer tratamento endodôntico sem problemas.

Não só pode como deve, pois os riscos de manter uma infecção dentária sem tratar pode prejudicar a saúde da mãe e do feto.

Terá “apenas” que se ter cuidados adicionais na eventual prescrição de certos fármacos ou medicamentos, sendo que os anti-inflamatórios, por exemplo, são contraindicados durante a gravidez.

Não deixe de ver o vídeo e deixar o seu "LIKE" com Dr. Fernando Albuquerque ( especialista em Endodontia na Remiclínica).

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 5310
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.