Após a extração de um dente, é normal que a nossa boca fique mais sensível e que fiquemos também com algum inchaço. Uma das perguntas mais recorrentes, se não a mais recorrente, perante este tipo de procedimento é “O que devo comer depois da extração?”

Seguindo a lógica, alimentos moles são ideais durante os primeiros dias de
recuperação por forma evitar a mastigação.

Então vamos lá...

• Gelado

Está no topo da lista pois além de mole, o que ajuda a ingerir sem problemas pois a sua boca está sensível, é frio, auxiliando a minimizar qualquer inchaço natural que possa ocorrer na boca.

Exceção: pessoas com sensibilidade dentária não devem optar por esta opção.

• Sopa

Sopas cremosas, mornas ou frias também são ótimas para comer após a extração de um dente. Além de ser fácil de ingerir, tal como o gelado, também contém muitos nutrientes e, em alguns casos, proteínas, para ajudar os músculos faciais a se sentirem melhor. Deve ser o mais cremosa possível, podendo conter pequenos pedaços de legumes cozidos ou massas por forma a evitar muita mastigação.

• Ovos mexidos

Leves, ricos em proteínas e não exigem muito esforço para mastigar. Outra boa opção desde que não estejam muito quentes.

• Batidos

Misture frutas com um pouco de iogurte ou kefir para adicionar proteína, cálcio e probióticos e bata bem. O iogurte ou o kefir deixa-o menos ácido, logo, menos propenso a irritar a gengiva sensível.

Evite alimentos condimentados e ácidos pois podem irritar a gengiva e a boca,
dificultando o processo de cicatrização. Cereais e frutos secos também estão fora de questão, pois além de duros têm mais propensão a ficarem presos no alvéolo dentário.

Coma apenas alimentos moles até que o médico dentista diga o contrário.

Para manter a boca saudável, geralmente é bom começar a escovar os dentes
novamente na primeira noite após a extração. Muito cuidado, use uma escova de cerdas macias e evite escovar muito próximo do local da extração.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 1558
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.