Hábitos que podem danificar os dentes

Frequentemente somos levados a comportamentos, que se podem revelar bastante prejudiciais para a nossa saúde oral. Sabia que existem hábitos que podem levar a danificar os seus dentes? Conheça 8 comportamentos a evitar para garantir dentes fortes e saudáveis.

1. Consumo de café e chá – Para além de serem frequentemente consumidas com açúcar, estas bebidas também podem deixar a boca mais seca levando a criar um ambiente mais propício para o aparecimento de cáries e, consequentemente pigmentar os dentes. Para reduzir estes danos, evite adicionar açúcar e ingira bastante água.

2. Má escovagem – Quando se opta por uma escova dura, acabamos por escovar os dentes com demasiada força, correndo o risco de danificar as gengivas e desgastar o esmalte dentário. Usar uma técnica de escovagem correta e uma boa escova suave é essencial.

3. Usar os dentes como utensílio – Regularmente verificamos que seja para abrir garrafas ou embalagens, são muitos os pacientes que recorrem aos seus dentes como se de ferramentas se tratassem. Convém alertar para o facto de que, ao fazê-lo poderá partir os dentes ou mesmo ferir tecidos como gengiva ou mucosa. Não faça isso, utilize os instrumentos adequados.

4. Hábito de roer as unhas – ao roer as unhas repletas de bactérias, pode gerar infeções sejam na boca sejam no sistema digestivo.

5. Mastigar cubos de gelo pode revelar-se um hábito bastante prejudicial para os dentes, pois ao fazê-lo pode desgastar seriamente o esmalte, causar fissuras bastante dolorosas ou até partir os dentes.

6. Consumir citrinos em excesso – Quando consumidos em excesso, frutos e sumos à base de citrinos podem causar aftas e provocar erosão no esmalte, enfraquecendo os dentes.

7. Doces excessivamente duros – Para além da quantidade de açúcar presente, os produtos mais rijos podem mesmo gerar fissuras ou fraturas nos dentes. Falamos por exemplo de rebuçados ou caramelos.

8. Morder no lápis – Sendo prática comum nos estudantes, ao fazê-lo podemos causar desgastes ou fraturas nos dentes.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 3124
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.