A Hiperdontia é uma condição de saúde oral caracterizada pela existência de um ou mais dentes a mais do que os 32 dentes permanentes.

A razão da existência dessa patologia ainda é desconhecida, contudo, fatores de ordem genética aumentam a probabilidade de tal acontecer. Os homens são um pouco mais propensos do que as mulheres e pessoas com a síndrome de Ehlers-Danlos ou a síndrome de Gardner, ou mesmo a síndrome de Down apresentam uma taxa mais alta da doença. Crianças que nascem com lábio leporino ou fissura palatina também podem apresentar a patologia.

A maior parte das vezes as situações são menos graves com apenas 1 ou 2 dentes a mais, contudo, podem ocorrer situações de dentes apinhados ou dentes permanentes que nascem tortos ou que não conseguem nascer, podendo levar a casos de deformidades faciais ou distúrbios da fala.

Quais são então os riscos da hiperdontia?

Por vezes a hiperdontia pode ser dolorosa ou dificultar a mastigação se houver muitos dentes extra, podendo causar outros problemas de saúde oral como as que abaixo identificamos.

• Impacção dentária, pelo dente não crescer no sentido correto e
consequentemente poder pressionar os dentes próximos;

• Dentes de leite impedidos de crescer adequadamente;

• Má oclusão;

• Formação de tumores;

• Devido à dificuldade em limpar os dentes apinhados, sobe consideravelmente o risco de formação de infeções, doença periodontal ou cárie dentária.

Tratamento

Cada caso tem a sua especificidade, e no que respeita à resolução do problema tanto se pode adotar uma postura mais passiva em que se aguarda (sob vigilância) para ver apenas como evolui a situação, como se pode avançar para a extração dentária e tratamento ortodôntico.

A maior parte das vezes a patologia ocorre próximo aos incisivos anteriores
permanentes da arcada maxilar criando uma preocupação ortodôntica e estética. 

Fazer exames regulares e ter bons hábitos de higiene oral pode ajudar a manter os dentes saudáveis, independentemente do número de dentes presentes.

 

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 4594
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.