Apesar de nas últimas décadas ter havido grandes evoluções e melhorias na Medicina Dentária, ainda existem muitas pessoas a sofrer com ausência ou perda de dentes.

O uso de próteses como pontes, pivôs ou dentaduras foram por muito tempo as únicas opções de tratamento disponíveis para a reabilitação desses pacientes. Contudo, nos últimos anos, existiram avanços significativos ao nível da Implantologia melhorando assim a recuperação estética, a função mastigatória, a resistência e a durabilidade dos procedimentos efetuados pelos dentistas.


No artigo de hoje, iremos focar-nos nos cuidados que são necessários ter após a cirurgia de implante dentário, por forma a que a sua recuperação seja o melhor possível evitando assim complicações pós cirúrgicas.

Cuidados para evitar o excesso de sangramento

É muito comum existir um pequeno sangramento na região da intervenção na primeira hora após a cirurgia ou mesmo durante o dia em que foi realizada.

Para evitar um sangramento excessivo aconselhamos:

  • Não fazer nenhum bochecho no primeiro dia;
  • Colocar uma gaze dobrada no local da intervenção e morder sem força durante 10 a 15 minutos. Se ainda assim o sangramento excessivo persistir, entre em contato com o seu implantologista.
  • Para dormir fique de costas, e sempre com a cabeça mais elevada que o corpo. Nunca fique de bruços ou pressionando a área intervencionada.

Cuidados para diminuir o inchaço

O inchaço é uma ocorrência normal do procedimento, visto que a cirurgia de implante dentário envolve a manipulação do tecido ósseo. Normalmente, 2 ou 3 dias após a cirurgia, é quando atinge o seu ponto máximo.

Para minimizá-lo, aplique gelo na bochecha ao lado da área intervencionada por 5 minutos, faça uma pausa de 10 minutos e aplique novamente por mais 5 minutos nas primeiras 6 horas pós-cirurgia.

Caso surja um edema (o que pode acontecer) este deve ser controlado com o anti-inflamatório que foi prescrito. Caso o mesmo persista após 48 horas entre em contato com o seu implantologista.

Cuidados com a alimentação

Ingira líquidos e alimentos com uma consistência mais pastosa. Evite alimentos quentes no primeiro dia pós-cirurgia visto que o calor estimula a vasodilatação e pode aumentar o sangramento.

Gradualmente, vá introduzindo alimentos sólidos tendo o cuidado com os alimentos muito duros e muito pequenos, pois podem ficar alojados nas áreas cirúrgicas e causar inflamações.

Não mastigue sobre a região intervencionada na primeira semana.

Cuidados com a higiene oral

Uma correta higiene bucal é fundamental para a cicatrização. Escove normalmente os dentes distantes do local da intervenção e higienize a área operada com gaze embebida em soro fisiológico. Remova os resíduos alimentares de toda a boca, dentes, língua e gengiva.

Cuidados com as infeções

Quando a reabilitação por implantes falha, uma das principais causas são as infeções, e isto porque prejudica a osteointegração do implante (união entre o tecido ósseo e corpo do implante).

Torna-se então imprescindível o uso correto dos antibióticos prescritos pelo implantologista.

E não esqueça que, a presença de dor intensa e contínua implica o contato com o seu médico dentista.

Cuidados com as atividades físicas

O repouso é indicado por até três dias e deve ser feito com a cabeça ligeiramente mais alta para diminuir o sangramento.

Em forma de conclusão podemos dizer que, com um procedimento cirúrgico bem executado, todos os cuidados acima citados realizados de forma adequada e levando em consideração a resposta individual da cada organismo, a taxa de sucesso do procedimento será elevadíssima.

Esperamos que tenha gostado deste artigo! Caso ainda tenha ficado com dúvidas não hesite em contatar-nos!

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 2792
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.