O que fazer quando há trauma dentário?

O trauma dentário é uma ocorrência muito frequente em crianças e adolescentes, gerando quase sempre um grande susto aos pais. As lesões traumáticas dentárias podem ser mais ou menos graves, podendo ir desde um dano simples nos tecidos moles adjacentes, passando pelo lascar do esmalte de um dente até à perda total de um ou mais dentes (avulsão).

Importante dado a ter em conta segundo a Dra. Maria João Silva (Departamento de Odontopediatria na Remiclínica), é de que “... quando existe traumatismo ou outro acidente na cavidade oral da criança, mesmo que não haja fratura dentária é sempre importante vir fazer um despiste para verificar se existe fratura óssea ou radicular”.

Por outro lado, quando existe traumatismo com fratura dentária (aquele que normalmente mais assusta as pessoas) os primeiros socorros a serem realizados são:

1. recuperar os fragmentos da fratura;
2. armazenar os mesmos ou em saliva da criança ou em leite, levar para a clínica o mais rápido possível para se tentar fazer a colagem pois estes pedaços podem frequentemente ser reposicionados, obtendo-se uma restauração mais conservadora.

No caso de haver avulsão dentária (quando o dente permanente sai por inteiro do seu lugar de origem na boca) o procedimento é exatamente o mesmo.

O ideal é que o primeiro atendimento seja realizado de forma imediata por um Médico Dentista e, nesse atendimento, seja realizado um exame clínico e radiográfico do paciente traumatizado para determinar o diagnóstico inicial, a gravidade da lesão e o plano de tratamento.

Muito importante salientar que, o sucesso do tratamento está diretamente relacionado com a rapidez e a eficiência dos primeiros socorros prestados.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 9359
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.