Este tema certamente vai causar surpresa...

Por hábito, sempre associamos o consumo de pastilha elástica a uma série de malefícios dentro dos padrões de atitudes corretas para se ter uma boca saudável, no entanto, o consumo de pastilha também pode nos beneficiar nalgumas circunstâncias.

Senão vejamos. 

> Todos os tipos de pastilhas elásticas provocam cárie - Mito

O açúcar presente nas pastilhas potencia, indubitavelmente, o aparecimento de lesões por cárie. Contudo, é importante não esquecer que mesmo em versões diet e light que poderão ficar de fora dessa lista, alguns corantes e conservantes presentes na sua composição podem ser feitos à base de amido e carboidratos que se vão transformar em açúcar e também são nocivos ao esmalte dentário.

>A pastilha elástica pode ser benéfico para a higiene oral - Verdade

A mecânica de mascar e o atrito da mesma com os dentes provocam uma certa limpeza superficial dos dentes. Quanto mais espessa ela for, melhor será o seu resultado. Hoje em dia, já existem facilmente disponíveis no mercado pastilhas com xilitol, esta será a escolha adequada. O xilitol tem capacidade efetiva na redução dos níveis de bactérias que provocam a cárie dentária, tem a capacidade de inibir a acumulação de placa bacteriana e da desmineralização do esmalte, permitindo o estabelecimento de condições para a remineralização de lesões de cárie em estado inicial.

> A pastilha elástica alivia o mau hálito - Verdade

Com a limpeza superficial que a pastilha proporciona, o hálito é favorecido já que há a renovação das células da boca. Mas atenção, será momentaneamente e não se aplica para todas as pessoas, pois quem sofre com problemas orais poderá ter o efeito inverso - vai piorar a sensação de mau hálito.

> A pastilha elástica ajuda a branquear os dentes – Mito

Tal não é verdade. Algumas versões que prometem esse benefício contêm concentrações muito baixas de peróxido (substância branqueadora) para proporcionar algum clareamento. Outras versões que contêm carvão ativado também se revelam inapropriadas. Se pretende branquear os dentes, a melhor opção é recorrer a ajuda profissional, optando por um dos vários métodos possíveis sem incorrer em danos para a saúde dos dentes e das gengivas.

> A pastilha elástica poderá ser indicada para certos tratamentos orais - Verdade

Em alguns casos, a pastilha é recomendada com ação de fisioterapia. Por exemplo, quando existe inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca, o uso da pastilha é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura e recuperar os movimentos da mandíbula. Porém, esta indicação deverá ser apenas por recomendação específica de profissional.

 
Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 9210
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.