O prognatismo, também conhecido por má oclusão de Classe III, trata-se de uma condição em que a mandíbula e os dentes inferiores se projetam para a frente dos superiores ao contrário do que normalmente acontece, quando os dentes superiores cobrem levemente os inferiores.

Quais são então as causas do prognatismo?

Sabemos que a hereditariedade desempenha um papel fundamental no
desenvolvimento do prognatismo. A somar a esta causa temos outros fatores comuns como chuchar no dedo, pressão constante da língua contra os dentes ou uso prolongado de chupeta. Como o prognatismo pode afetar a mastigação e causar tensão nos dentes e músculos da mandíbula, é recomendável tratá-lo o mais rápido possível.

Como então corrigir o prognatismo?

Normalmente este tipo de condição será corrigida por um ortodontista. Após exame detalhado da boca poderá sugerir uma das seguintes soluções:

  • Aparelho ortodôntico

A forma mais comum de corrigir o problema é através de aparelho ortodôntico.

  • Dispositivos ortodônticos

Aparelhos especiais como expansores, dispositivo de tração, entre outros, podem ser feitos especificamente para cada paciente.

  • Cirurgia

Quando estamos perante casos considerados graves – e sobretudo em adultos - geralmente a melhor solução passa pelo recurso à cirurgia. É considerada apenas como último recurso.

A maioria dos casos de prognatismo é fácil de tratar. Se o seu filho tiver prognatismo, consulte o ortodontista atempadamente para discutir as opções de tratamento e “apanhar” fases chave de atuação atendendo ao crescimento do seu filho.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 5531
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.