O sangramento das gengivas durante o uso do fio dentário é motivo suficiente para ir ao dentista ou ao higienista? Sim. Porquê?

Porque poderá ser um sinal de alerta para a gengivite, o estágio inicial da doença periodontal. Não sendo tratada, a gengivite pode progredir para estágios mais avançados, como uma periodontite, que pode causar um dano permanente aos tecidos de suporte do dente – como perda óssea - e consequente perda do mesmo.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a probabilidade de um tratamento bem-sucedido.

Faça consultas de rotina para verificar como está o estado dos seus dentes e da sua gengiva, pois só assim o seu higienista oral consegue verificar se existe algum problema como gengivite ou doença periodontal e definir o correto tratamento.

Uma higienização profissional adequada para remover a placa bacteriana, o biofilme, o tártaro e a pigmentação são procedimentos que devemos fazer de uma forma regular, principalmente com o objetivo preventivo.

A placa bacteriana é a principal causa da gengivite. Eliminar a placa bacteriana por meio da escovagem e do uso diário de fio dentário ou outro meio de higienização interdentário como Máquina de Jacto ou escovilhão podem ajudar a tratar a gengivite.
Caso a causa do sangramento (ou hemorragia) seja uma periodontite, provavelmente o tratamento poderá passar por um procedimento um pouco mais invasivo, eventualmente com o Médico Periodontologista.

Convém não esquecer que o hábito diário do uso de fio dentário (ou outro meio interdentário) constitui um dos hábitos mais importantes na prevenção de todo e qualquer problema dentário e gengival.