Uma das grandes dúvidas na Saúde Oral tem a ver com as mulheres grávidas.
Deixamos algumas:

  • A mulher perde cálcio durante a gestação? - MITO

O cálcio necessário para a formação dos dentes do bebé provém da alimentação da grávida. Os seus dentes não sofrem qualquer dano pois não participam no processo de captação do cálcio.

  • A gravidez leva a cáries, gengivite e perda de dentes? - MITO

Como todos sabemos, a cárie, a gengivite e consequente perda de dentes é
provocada maioritariamente por falta de higiene oral e por uma alimentação
desregulada (sobretudo na questão das cáries). O que acontece é que na grávida existe toda uma remodelação hormonal e tal pode precipitar (ou acelerar) essas condições. Porém, para tal acontecer terá sempre de haver ou lesões iniciais prévias ou falta de cuidado na rotina de Higiene Oral. É de grande importância, na grávida, manter uma boa rotina como já mencionado e fazer consultas regulares de controlo, sobretudo no 2º trimestre.

  • A grávida não pode fazer radiografias? - VERDADE

Os exames radiográficos devem ser feitos com uso de avental de proteção em
qualquer paciente por forma a minimizar as radiações, porém deve ser evitado na grávida, sobretudo no primeiro trimestre de gestação.

  • É proibido o uso de anestésico em grávidas? - MITO

Desde que a substância anestésica usada não contenha vasoconstritores, e por essa razão o médico dentista deve ser informado da gravidez para que possa tomar esse cuidado, o uso de anestesia nas grávidas é permitido. Nenhuma pessoa deve sentir dor na cadeira do dentista e a grávida menos ainda.

  • O uso de vitaminas fortalece os dentes do bebé? - MITO

Ingestão suplementar de cálcio, flúor e fósforo de acordo com indicação médica, podem sim ser indicada para outros fins mas nunca para fortalecer os dentes do bebé in utero.

  • A periodontite pode causar parto prematuro? - VERDADE

Os microorganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, hormona que leva a contrações do útero acelerando o trabalho de parto.

  • Os dentes do bebé podem ser afetados por medicamentos ingeridos na

gravidez? - VERDADE

Os dentes de leite formam-se a partir das primeiras semanas de gestação e os dentes permanentes a partir do quinto mês. Estudos revelam que, por exemplo, a ingestão de tetraciclina pode ocasionar problemas na dentição do bebé não só in útero como nos primeiros anos de vida do bebé. 

Por todas estas razões aconselhamos o exame à sua saúde oral pré-natal com vista à promoção da saúde oral da grávida e à prevenção da saúde geral do bebé.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 1729
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.