Selante de fissuras: para que serve?

Um selante de fissuras é uma espécie de verniz que se aplica na superfície fissurada (fissuras) de dentes sãos, com o objetivo de prevenir o aparecimento de cáries.

Atua assim como uma barreira física, não permitindo a entrada de bactérias nas fissuras.

O principal motivo para a aplicação de selantes de fissura é, de facto, a prevenção da cárie dentária. Trata-se de uma técnica não invasiva, rápida, indolor e pouco dispendiosa, daí ser muito utilizada.

Muito eficaz em termos de prevenção, deve ser aplicado apenas quando integrado num programa mais alargado de prevenção e não de forma isolada, daí ser importante integrar uma aplicação de flúor tópico (de alta concentração), fortalecendo assim o esmalte e ajudando na sua maturação, assim como de uma correta técnica de higiene oral.

Em termos mais técnicos o procedimento pode ser descrito da seguinte forma:

> Antes da aplicação do selante a superfície do esmalte é tratada com um ácido que vai aumentar a adesão do selante. O ataque ácido faz com que na superfície do esmalte se formem uns microporos que permitem a entrada do selante, ficando este aí retido através de microretenções, após a polimerização.

Para finalizar convém salientar que a aplicação de selantes não dispensa a realização de uma consulta de controlo de 6 em 6 meses.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 7555
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.