Escovar os dentes de forma correta, com a técnica de escovagem adequada, é um dos fatores mais importantes de proteção da sua saúde oral. Concorda connosco?

Senão vejamos. Uma higiene oral adequada é a melhor forma de garantir uma boa saúde dos nossos dentes e gengivas, prevenindo doenças no futuro e evitar os tratamentos a elas associados.

Algumas considerações:

Para uma boa escovagem, há algumas considerações a tomar em conta.

> A escova nunca deve ser dura. A ideia de que uma escova dura escova melhor é errada pois induzimos abrasão/desgaste do esmalte e recessão gengival.

> Usar um dentífrico adequado e com flúor. Aconselhe-se junto do seu Médico Dentista ou Higienista Oral sobre qual pasta mais indicada para si. Existem inúmeras pastas no mercado pelo que o conselho irá facilitar a sua escolha. Por forma a remineralizar o esmalte dentário, deverá ser escolhida uma pasta com cerca de 1400/1500 ppm de flúor. Estudos demonstram que uma concentração inferior não é capaz de remineralizar.

> Evitar pastas de dentes branqueadoras. Ao contrário do que muitos acreditam, as pastas branqueadoras poderão ser nocivas para o esmalte e induzir uma grande abrasão e desgaste o esmalte. Tal poderá despoletar sensibilidade dentária.

> Não se esqueça da língua. As bactérias não se acumulam apenas nos dentes. Escove também a sua língua de uma forma suave. Pode usar até mesmo um raspador lingual.

> Lembre-se ainda de trocar a sua escova sempre que esta apresentar sinais de desgaste, pois a qualidade da escovagem está diretamente associada ao seu estado. Deve também trocar após, por exemplo, passar por uma constipação, ou gripe. E, claro, a escova é estritamente pessoal. Nunca a partilhe com ninguém.

Usar apenas escova não é suficiente!

 

Usar apenas escova na rotina diária de Higiene Oral não é suficiente. Em média, a escova alcança apenas uns 70% da superfície dos dentes.

É muito importante a região entre os dentes ser higienizada. Na consulta de Higiene Oral instruímos os nossos pacientes a, de acordo com as suas necessidades e motivação, usar o meio adequado de higienização interdentário.

 

Podemos falar em Fio Dentário, Escovilhão, Superfloss®, Máquina de Jacto/Irrigador entre outros.

 

Confira os vídeos em que a Dra. Rita Cruz de Sousa, Médica Dentista na Remiclínica, especialista em Higiene Oral, fez para abordar o tema das Técnicas de Escovagem Dentária e a Dra. Maria João Silva, sobre como usar fio dentário numa boca saudável e com dentição natural completa. 

Não esqueça de deixar o seu "LIKE" ( que é muito importante para nós ). 

Dúvidas? Por favor comente no vídeo, que teremos o maior gosto em esclarecê-lo.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 3136
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.