Um aparelho dentário, que também podemos chamar de aparelho ortodôntico, é utilizado para corrigirmos ou alinharmos a posição dos dentes, seja por uma questão estética ou uma questão funcional.

Segundo a Dra. Sandrine Ferreira (Ortodontista na Remiclínica ), “quando colocamos um aparelho é para reabilitar a pessoa ou para estabelecer uma oclusão estável ou uma boa oclusão”. Contudo, e segundo a mesma fonte, “a nível estético a pessoa fica muito mais favorecida”, trazendo também algumas vantagens, nomeadamente, numa maior facilidade em fazer a sua higiene oral.

“Ao nível da oclusão, quando se tem uma oclusão estável, tal implica ter menos problemas a nível de reabsorções, não esquecendo também a maior durabilidade que irão ter eventuais implantes, coroas ou facetas, fruto do dente estar a contactar com o antagonista da forma correta com uma distribuição de forças também corretas”, afirma a Dra. Sandrine Ferreira ainda sobre o tema.

Em nota de síntese, poderemos então afirmar que é através do aparelho dentário que se exercem forças nos dentes de forma a conseguir a correção ou alinhar a posição dos mesmos assim como exercer efeitos ao nível da remodelação das estruturas ósseas, musculares e articulares.

Quanto ao tipo de aparelhos dentários existentes temos:

> os chamados alinhadores invisíveis (que atualmente têm muita popularidade);
> os braquetes convencionais (metálicos e estéticos);
> os autoligaveis (metálicos e estéticos);
> os braquetes customizados (braquetes feitos exclusivamente para cada paciente);
> os aparelhos linguais.

Ao tomar a decisão de colocar um aparelho dentário, o Médico Dentista Ortodontista tem em conta fatores como a melhoria da estética ou aparência dento-facial, a melhoria ao nível da fonação (pronúncia das palavras) e da respiração, o aumento da eficiência na mastigação ou mesmo como facilitar e melhorar a higiene oral, pois dentes mal posicionados dificultam uma higienização correta.

Entrando ainda em diagnósticos mais complexos e profundos, podemos referir que o uso de um aparelho ortodôntico também pode estar indicado para resolução de problemas ao nível da articulação temporomandibular.

Em relação à duração do tratamento com aparelho dentário, esta vai variar muito de acordo com o caso clínico, situando-se normalmente entre 1 ano e 3 anos.

A escolha do tipo de aparelho, a ser colocado, deve ser da responsabilidade do Médico Dentista Ortodontista que com base no diagnóstico tomará a sua decisão tomando em consideração as expectativas e necessidades do paciente.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 1420
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.