Devem os dentes do siso ser sempre extraídos? Todas as pessoas os têm? “Quem não tem dente do siso não tem juízo”, diz-se na gíria popular.

Com certeza já foi confrontado com este tipo de afirmações e outras tantas sobre os dentes do siso colocando em cima da mesa Verdades e Mitos sobre os mesmos. Hoje vamos esclarecer algumas delas:

  • Todas as pessoas têm dentes do siso - MITO

A verdade é que nem todas as pessoas desenvolvem dentes do siso ao longo da sua vida podendo, no entanto, haver situações de não chegarem a irromper a gengiva (a esses chamamos dentes inclusos) e, por essa razão, parecerem inexistentes numa observação superficial, mas são bem visíveis à radiografia panorâmica.

  • Os dentes do siso são sempre os últimos dentes a nascer - VERDADE

Por norma os dentes do siso são mesmo os últimos a nascer, surgindo entre os 16 e 20 anos podendo, no entanto, surgir mais tarde.

  • É sempre necessário extrair os dentes do siso - MITO

Este é um dos mitos mais falados invocando quase sempre essa necessidade como forma de prevenção para que não entortem a restante dentição. Contudo, não significa necessariamente que isso aconteça pois poderá existir espaço suficiente na arcada dentária. Ou seja, apenas é necessário remover dentes do siso que apresentem problemas de desenvolvimento ou que estejam realmente a impactar o alinhamento dos restantes ou a causar cárie dentária nos dentes vizinhos.

  • A erupção dos dentes do siso é dolorosa - MITO

A erupção “normal” dos dentes do siso não é dolorosa, por si. Contudo, e dada a sua localização, uma erupção incompleta ou parcial resulta frequentemente num ponto de entrada para bactérias, com uma consequente inflamação. Ora, essa inflamação pode provocar a inflamação das gengivas, inchaço, dor localizada, mau hálito e rigidez de movimentos.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 8529
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.