Ter as gengivas retraídas significa que o tecido gengival começou a afastar-se da estrutura do dente. Apesar de ser um problema sobre o qual já falamos num artigo anterior, queremos salientar o facto de que, ao não ser tratada, a recessão gengival, pode expor a raiz do dente aumentando a probabilidade de também dar origem a sensibilidade dentária. 

Sendo um problema muitas vezes descuidado e porque achamos que é de extrema importância ser resolvido para ter uma boa saúde oral, hoje iremos falar sobre os seus possíveis tratamentos.

Assim temos:

  • Raspagem e alisamento radicular

Procedimento que passa por 2 fases, pelo que poderá ser necessária mais do que uma visita ao consultório. Primeiramente será removida toda a placa e tártaro endurecido acima e abaixo da linha da gengiva, zona em que a mesma se junta ao dente. Posteriormente será feito um alisamento radicular, alisando as raízes dos dentes para ajudar as gengivas a se “fixarem” novamente aos mesmos. Poderá ser necessário o uso de um anestésico para o procedimento. É normal que as suas gengivas fiquem vermelhas e inchadas após o procedimento.

Normalmente com este tipo de procedimento o problema ficará resolvido, contudo, será importante fazer check-ups regulares para se certificar que a sua recessão gengival melhorou, e manter uma boa rotina de saúde oral para proteger as suas gengivas.

Para os casos mais graves, podemos ter que recorrer à cirurgia periodontal, existindo para essas situações diferentes tipos da mesma.

  • Regeneração

Basicamente, trata-se de um tratamento cirúrgico que pode ajudar a regenerar o osso e o tecido da gengiva danificados. Traduz-se inicialmente numa limpeza acima e abaixo da gengiva para remover as bactérias e a placa bacteriana. Seguidamente a utilização de um material regenerativo. Será aplicada uma membrana, proteínaestimuladora de tecidos ou enxerto de tecidos por forma a encorajar o seu organismo a restaurar naturalmente o osso e tecido danificados. Por fim, a gengiva é recolocada com segurança sobre a raiz do dente.

  • Enxerto gengival

Para situações em que houve perda de tecido das gengivas pode ser sugerido cirurgia dos tecidos moles ou enxerto das gengivas. Ou seja, quando o tecido é enxertado das gengivas adjacentes ou do céu da boca e suturado ao tecido das gengivas para cobrir a raiz exposta do seu dente.

Em suma, como já falamos e todos nós sabemos, a melhor proteção contra a
recessão gengival é a prevenção, através de uma verificação regular e uma adequada rotina de saúde oral.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 2820
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.