Se já alguma vez ouviu falar de quisto dentário com certeza sabe que é um dos problemas que muitas vezes pode passar despercebido. Crescem lentamente e sem causar dor aos pacientes.
 
O que são então quistos dentários?

Trata-se de uma espécie de “saco” que se forma junto à raíz dos dentes, acumulando bactérias e células mortas sob a forma de um material líquido ou parcialmente sólido.
Quando não são tratados, e porque podem ser bastante resistentes, os quistos dentários podem evoluir para situações ainda mais graves.

Resultado de infeções, crescimento incorreto de dentes, maus procedimentos
dentários ou mesmo problemas genéticos, os quistos dentários podem formar-se em várias zonas da sua boca, nomeadamente na ponta das raízes de dentes “mortos” e à volta das coroas ou das raízes de dentes inclusos. 

Passamos a explicar…

Infeções facilmente geram quistos dentários. Por exemplo, complicações na boca, na garganta, nariz ou mesmo noutras zonas do corpo podem acabar por originar quistos dentários. Da mesma forma, cenários de imunidade baixa ou situações de stress também podem potenciar este problema, constituindo assim fatores de risco.

Tratamentos endodônticos (vulgo, desvitalizações) mal realizados em clínica também podem dar origem ao aparecimento de quistos dentários, sendo que nessa circunstância a “culpa” do paciente é mínima ou mesmo nula.

Quanto à influência da genética no aparecimento dos mesmos, como referência podemos identificar o síndrome de Gorlin-Goltz.

Para prevenir problemas e vigiar atentamente o estado da sua saúde oral, faça consultas de manutenção na sua clínica, incluindo a radiografia panorâmica com uma periodicidade de 2 em 2 anos, aproximadamente, e garanta para si o apoio constante de profissionais qualificados para o ajudar.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 3475
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.