• A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que trata a maloclusão, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dento faciais. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Dentes tortos ou mal posicionados prejudicam a aparência.

  • Estudo

    Sempre que se fala em ortodontia é necessário elaborar um estudo minucioso e completo, por forma a se conseguir definir um correcto plano de tratamento. Este estudo é composto por vários itens como Análise Cefalométrica, fotografia frontal, fotografia de perfil, fotografia oral, execução de modelos estudo, ceras de articulação e Raio X ao crânio e maxilar. Em casos excepcionais poderá ser solicitado Raio X ao punho, para determinar a idade óssea em boca.

  • Aparelho Removível

    Aparelho de "tirar e pôr" com aplicações muito limitadas, só aconselháveis para casos muitos específicos. Invisalign é um aparelho removível de várias fases, que faz correcções estéticas, de grande significado estético mas que implica uma grande colaboração por parte do paciente. Ideal para quem não pretende usar um aparelho fixo e que quer um óptimo resultado final correctivo.

  • Aparelho Fixo

    É o aparelho mais usado, com melhores resultados e que mais garantia oferece ao paciente. Consiste na aplicação de pequenos brackets na superfície dos dentes, os quais são unidos por um arco, que vai sendo substituído no consultório pelo Médico Dentista (ortodontista) de quando em vez. Necessita de pelo menos uma consulta mensal para mudar o arco e/ou vigilância. O tempo de tratamento correctivo é variável em função de cada caso.

  • Contenção

    Após o sucesso da correcção há necessidade de manter os dentes nas novas posições, caso isso não seja feito haverá uma recidiva que na prática faz com que os dentes "se lembrem" da posição onde estavam e voltem à posição inicial antes do tratamento.

    Este novo posicionamento consegue-se com uma placa de contenção no maxilar superior, com a qual o doente deverá dormir todas as noites durante mais ou menos 2 anos. No maxilar inferior a contenção é conseguida com uma fita colada pela face lingual dos dentes incisivos e que é quase imperceptível à língua e portanto não se sente e em termos estéticos não é visível ou também recorrendo a uma placa de contenção.

  • Ortodontia Preventiva

    A Ortodontia preventiva refere-se ao diagnóstico, numa primeira fase, de situações clínicas que uma criança pode vir a ter em adulto. Após avaliação e diagnóstico da criança é possível iniciar processos de tratamento, permitindo respectivas correcções de problemas previsíveis que por tratamento atempado tenderão a não se verificar.

    A ortopedia dento-facial é uma das áreas que analisa e trata os problemas de crescimento facial e muscular associados ao desenvolvimento esquelético.

  • Ortopediatria Facial

    Quando a criança apresenta um desenvolvimento facial anómalo, normalmente identificado pelos pais como o queixo muito para a frente ou muito para trás, quando os pais identificam uma respiração oral, ou quando a criança ressona.

    A ortopediatria facial deve ser feita por um ortodontista em colaboração com outras especialidades, nomeadamente a otorrinolaringologia, terapia miofuncional e odontopediatria. Estes tratamentos visam corrigir a causa do problema e direcionar o crescimento e desenvolvimento Facial. Promove uma mudança na estrutura da forma da face e dentes. A criança adquire melhor postura e melhor função a nível da cavidade oral e do corpo.

    Quando é feito um diagnóstico atempado, diminui-se a probabilidade de ter que recorrer a terapêuticas mais interventivas à posteriori.

Marcar uma Consulta
Nome (Obrigatório)
Telémovel (Obrigatório)
Data pretendida (Obrigatório)
Especialidade
Observações
Transcreva os seguintes números: 3662
Fechar
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.
Será contactado pelos nossos serviços logo que possível para confirmar a consulta.